In http://www.artazores.com |
Durante o ano lectivo de 2009/2010 iniciei um Mestrado em tempo parcial na Universidade Aberta em Pedagogia do E-Learning. Quando me inscrevi nesta formação tive em mente, antes de mais, o facto de contribuir para a minha formação pessoal e profissional no domínio das Ciências da Educação ligadas à utilização das novas tecnologias e, por outro lado considerei vantajoso o facto da mesma ser levada a cabo, totalmente, em regime online - e-learning - (o que por um lado me deixaria mais livre para estudar e dedicar-me, efectivamente, à formação e, por outro lado, perceber as potencialidades do Moodle - visto que é a plataforma utilizada pela Universidade Aberta para ministrar as aulas em regime assíncrono - e da World Wide Web - rede ou internet - e sua utilização no processo de ensino-aprendizagem). Quando comecei este curso de Mestrado tinha algumas noções, ao nível de uma utilização rudimentar, das potencialidades tanto do Moodle como da Internet, mas após o início do mesmo e com a elaboração das cadeiras de - Educação e Sociedade em Rede (com 20 valores), Materiais e Recursos em E-Learning (17 valores) e Processos Pedagógicos em E-Learning - disciplina leccionada em inglês - (17 valores) -, comecei a compreender muito melhor não só o processo de evolução cognitivo e social utilizado e disponibilizado na rede (bem como as repercussões que isso traz na vida real das pessoas e da educação) como ainda comecei a encarar a utilização do Moodle numa perspectiva muito mais interactiva (através da utilização de fóruns para retirar dúvidas, colocar questões ou lançar ideias / debates; a criação de glossários e de wikis ou mesmo a entrega de trabalhos através desta plataforma - uma forma de poupar papel e tinta e, consequentemente, de concorrer para um desenvolvimento mais sustentável -).
No mês de Junho fui chamada para fazer uma formação em Quadros Interactivos Multimédia na área da Filosofia através do AlmadaForma, a qual me deu uma perspectiva da utilização dos QIM e as potencialidades da sua utilização no ensino da minha área disciplinar. Nesta formação auferi a classificação de 10 (Excelente).
De salientar é o facto destas formações, realizadas no ano civil de 2010, não terem entrado na avaliação que realizei no ano lectivo de 2009 / 2010, pelo que irão ser utilizadas no processo de avaliação neste ano lectivo.
No início deste ano lectivo e olhando em retrospectiva o trabalho já realizado em termos de formação profissional no ano transacto, percebi a necessidade de continuar a investir na formação relacionada com a utilização das TIC e, neste sentido, nos meses finais do ano de 2010 estou a laborar em duas outras cadeiras do já referido Mestrado que são: Métodos de Ensino a Distância e Concepção e Avaliação em E-Learning. Considero ainda a necessidade de ter formação na área específica da Filosofia (mais concretamente ao nível metodológico tanto do processo de ensino-aprendizagem como da avaliação da mesma), bem como nas disciplinas dos CNO que lecciono (Psicologia e Área de Integração - tanto em termos de conteúdos programáticos, como de metodologias a utilizar no processo de ensino-aprendizagem / avaliação de resultados). Para além destas necessidades de formação no âmbito disciplinar, a formação relacionada com a gestão de conflitos parece-me ser uma área fundamental a ser abrangida pelo Plano de Formação da Escola para 2010/2011.
Diagnosticadas as necessidades de formação para este ano lectivo resta-me informar que até agora ainda não houve informações sobre Acções de Formação Contínua para Docentes pelos Centros de Formação e, só poderei, em regime presencial, fazer parte das mesmas até entrar em licença de maternidade, pelo que se até Março não for disponibilizada formação pela entidades competentes não me será possível a participação nas mesmas. Apesar disso a laboração nas cadeiras de Mestrado manter-se-á e será pedido ao CCPFC de Braga a creditação das mesmas para efeitos de avaliação.