terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vertente Ensino - Aprendizagem: Diagnóstico da Actividade Docente - início do ano lectivo

In http://www.baixaki.com.br
No início deste ano lectivo, após a distribuição dos níveis / disciplinas, comecei por pesquisar acerca das novas disciplinas que iria leccionar (Psicologia e Área de Integração do ensino profissional). Comecei por procurar a legislação, os programas, as planificações existentes do ano anterior na escola, bem como os critérios de avaliação utilizados e a gestão das horas nas turmas. Pedi a alguns colegas que tinham leccionado no ano anterior as ditas disciplinas (caso dos colegas José Carlos Correia e Raquel Dionísio). No domínio da disciplina de Filosofia comecei por analisar os materiais já construídos e a possibilidade de adequação dos mesmos às turmas a que iria leccionar. Após esta primeira pesquisa, e depois de entregues os horários (que possibilitaram uma análise mais cuidada do material já reunido) elaborei planificações gerais das várias disciplinas, pensando em quatros domínios distintos: gestão de horas (tanto do ensino profissional como do ensino regular, tendo em conta: o facto de sair em licença de maternidade em Março e os conteúdos sobre os quais a minha leccionação iria incidir e quais os que seriam deixados por leccionar - a leccionar pelo(a) docente que me virá substituir -); conteúdos / metodologias / recursos a utilizar em sala de aula no sentido de optimizar o tempo em que estarei na escola; planificação de actividades com os alunos  pensando nas actividades a propor no PAA de cada uma das turmas; planificação da avaliação, por turma e por período (o que me possibilitou perceber quais as competências em que incidir em cada um dos períodos lectivos, em termos das turmas dos cursos científico-humanísticos e, quais os instrumentos / critérios de avaliação relativamente ao ensino profissional). Em cada uma destas planificações ficaram registadas algumas sugestões para o(a) docente substituto(a), sugestões essas que poderão ou não ser seguidas (ficará ao critério do(a) profissional que virá a partir de Março). Estas planificações ajudaram-me a perceber o trabalho, em termos gerais, que iria desenvolver com as turmas que me foram atribuídas e possibilitaram-me organizar por um lado aquilo que é comum às várias disciplinas / anos lectivos e, por outro lado adaptar os conteúdos, estratégias, actividades e gestão de horas (no caso do ensino profissional) à especificidade das turmas que me foram atribuídas.

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