quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Participação na Escola e Relação com a Comunidade - Diagnóstico - parte 1

In http://www.infojovem.org.br
Em relação a este domínio da minha actividade profissional, devo dizer que antes de mais considero que, tal como se afirma no decreto 16034/2010 só faz sentido a participação na escola e o relacionamento com a comunidade quando este serve para o melhoramento ou aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de que o docente faz parte com os seus alunos. Assim sendo entendo que a participação na escola bem como a relação com a comunidade deverá decorrer das actividades que os alunos elaboram dentro da sala de aula sendo, ou uma consequência daquilo que se faz em sala de aula ( por exemplo a exposição, em períodos específicos, de trabalhos de alunos para a comunidade educativa), ou um motivo para que algo de novo se possa realizar em termos de actividades lectivas; por isso a inclusão de actividades diversas no PAA deverão ter em conta, como afirmam os registos de avaliação da ESARS, três metas do PEE no domínio dos resultados escolares. No sentido de dar cumprimento a este objectivo procurei sempre incluir no PAA dos alunos actividades de Educação para a Saúde (tendo em conta que a dimensão da educação para a saúde é bastante vasta e vai desde a saúde em termos físicos - que inclui a dimensão da sexualidade (tema presente no 10ºT5, no 10º PINF, no 11º PAP e no 12ºPDG) - até à saúde mental - que inclui questões tão diversas como os problemas relativos à identidade pessoal, virtual ou sexual (temas presentes no 10º PINF e no 12ºPDG) -, nunca perdendo de vista a interligação estabelecida ente os campos da saúde física e mental - tendo por exemplo prevista uma actividade no PAA do 11ºPAP  com a Psicóloga da ESARS, Ana Branco que virá, em Dezembro, falar sobre os problemas da dislexia, discalculia e outros e estratégias de superação). Sabendo nós que a dimensão da Educação para a Saúde é uma dimensão tão vasta e tão rica com o 10ºT5 vão ser realizados trabalhos que fazem a interligação entre as questões da saúde física com a saúde mental e, ainda com a vida social das pessoas (integrando temas tão diversos como as Doenças Modernas: Obesidade, Bulimia, Depressão, Esgotamento, Distúrbios do Sono entre outros). Para além desta meta relacionada coma educação para a saúde pretendo ainda 'prestar aos alunos os apoios educativos de que necessitem tendo em conta o diagnóstico feito de cada situação' seja em regime presencial ou virtual (através dos meios de informação e comunicação disponíveis, tais como o e-mail ou o moodle) pretendendo concorrer para a meta de 'situar os níveis de insucesso em todos os anos de escolaridade abaixo dos 20%' (sabendo certamente que só poderei concorrer no sentido sentido do ensino secundário pois que é a nível de escolaridade que lecciono) . Para além destas três metas deverão ainda ser cumpridas uma meta em cada um dos domínios: Indisciplina, Comunicação, Participação dos alunos na vida da escola, Participação dos pais e encarregados de educação na vida da escola e Trabalho Colaborativo entre professores. No caso da Indisciplina considero fundamental 'assegurar em tempo útil os procedimentos necessários ao acompanhamento dos casos de indisciplina e problemas de integração'; na Comunicação, porque considero a utilização da Plataforma Moodle bastante útil e fundamental nas escolas tanto para comunicar com os alunos como com os colegas pretendo concorrer para se 'atingir uma taxa de utilização de 50% da plataforma moodle no universo dos professores e alunos' e, neste sentido procurarei incentivar os meus pares a criar nas diversas estruturas (conselhos de turma, Grupo disciplinar e Departamento) formas de comunicação diferenciadas e úteis definindo 'esquemas organizativos tendo em vista a eficácia do trabalho colaborativo' (como é o caso dos fóruns de discussão já criados no Grupo disciplinar de Filosofia ou a utilização do Google Docs para a escrita colaborativa de documentos como PAA dos Conselhos de Turma - 10ºT5, 11ºE1, 11ºH1 -, elaboração da planta da sala de aula - 11ºH1 -, planificações de visitas de estudo - visita de estudo à Assembleia da República - ou mesmo para colocar à consideração dos colegas participantes de reuniões as actas das mesmas - utilizado até agora no 11ºH1 e no 12ºPDG -) o que leva, efectivamente, ao trabalho colaborativo entre professores. Através da participação de todos os alunos das turmas a que lecciono em actividades de Educação para a saúde, no domínio da participação dos alunos na vida da escola, procurarei concorrer para 'aproximar dos 90% a taxa de participação dos alunos nas actividades de educação para a saúde', salientando que algumas destas actividades terão visibilidade exterior, como será no caso dos alunos dos cursos científico-tecnológicos que irão expor os seus trabalhos para a comunidade educativa numa actividade constante do Grupo Disciplinar de Filosofia. Do que já se delineou, compreende-se que não só participo como ainda organizo pelo menos uma actividade em cada Conselho de Turma; o mesmo se passa relativamente ao Grupo Disciplinar (onde ideias como a formação de um site do grupo, a comunicação através de fóruns ou as reuniões virtuais no Moodle foram minhas e bem aceites pelo grupo) e ainda no Departamento Curricular (onde coloquei ideias várias, nomeadamente no âmbito da Educação para a Saúde e da utilização do Moodle, não só como arquivo documental, mas ainda como local de partilha de ideias, opiniões etc. Ainda no sentido de promover o trabalho colaborativo entre professores propus à Coordenadora do Departamento a utilização do Google Docs para a revisão e aprovação de actas e de fóruns no Moodle - ideias que estão a ser trabalhadas entre mim e a coordenadora às sextas-feiras das 10 às 11:30). Ainda em relação às metas do PEE, no domínio da Participação dos Pais e Encarregados de Educação, bem como da planificação, organização e desenvolvimento de actividades que visem atingir os objectivos do PEE com a participação dos Pais e Encarregados de Educação pretendo, com as turmas do 10ºPINF e do 12ºPDG levar a cabo uma actividade relacionada com a 'Identidade Regional' que será exposta no dia da Escola, concorrendo para a realização de 'uma actividade global de escola que envolva a generalidade dos pais e encarregados de educação' (apesar de já não estar na escola nessa altura - por licença de maternidade - as actividades ficarão terminadas e porque são realizadas como projecto de algumas disciplinas ou de conselho de turma, serão levadas a cabo por outros docentes dos conselhos de turma).
Visto ser este um primeiro diagnóstico e uma primeira reflexão sobre o meu contributo para a realização dos objectivos e metas do PEE e dos planos anual e plurianual do mesmo, mais tarde será feita uma análise dos objectivos cumpridos e das repercussões que os mesmos tiveram na escola, nas estruturas e no processo de ensino aprendizagem em que eu e os meus alunos nos encontramos inseridos.


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