Como parte integrante de várias estruturas o docente deverá ser sempre activo cumprindo, não só os procedimentos legais a que está vinculado em termos de obrigatoriedade ( -), mas deverá apresentar sugestões fundamentadas e exequíveis que visem o melhor funcionamento das estruturas em que se insere. Assim sendo a inciativa pessoal é um requisito da actividade docente que se quer fomentar através da apresentação regular de sugestões fundamentadas e exequíveis nas estruturas em que se está inserido, colaborando com os diferentes orgãos e estruturas da escola e promovendo, de forma sistemática, a criação e desenvolvimento de projectos de intervenção que procurem promover a melhoria das estruturas. No sentido do cumprimento destes objectivos considero, actualmente, bastante positivo o trabalho que tenho efectuado como secretária da direcção de turma do 11ºH1 - onde as diferentes sugestões já anteriormente relatadas têm sido levadas a cabo mostrando a sua exequibilidade -, de membro do Grupos Diciplinar de Filosofia e do Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas e, também, da ESARS - onde as sugestões pessoais têm sido bem aceites, adoptadas ou estando em fase de adopção -. Devo ainda salientar o facto de que algumas ideias que se iniciaram comigo no ano lectivo transacto - como é o caso do Ciclo de Cinema - foi adoptado não só pelo Grupo Disciplinar de Filosofia, mas também pelo Deparatmaneto de Ciências Sociais e Humanas (cujos objectivos serão analisados mais tarde - no final de cada período lectivo). Relativamente à minha participação na estrutura Conselho de Turma, devo ainda salientar que as experiências que tenho transmitido aos meus colegas no domínio da utilização de recursos educatvos relacionados com as TIC (nomeadamente a utilização do google Doc para a construção colaborativa do PAA) foram ainda passadas para outros conselhos de turma - dos quais não faço parte - devido ao facto da existência de docentes que, ao perceberem a sua utilidade, me pediram para lhes dar uma breve explicação da utilização destes recursos online para a utilização nos seus conselhos de turma. Em relação à minha participação na estrutura Grupo disciplinar foi implementado (já no ano transacto) a substituição do dossier pela disciplina 'Grupo 410' na plataforma, mas neste ano lectvo, para além de uma nova estrutura implementada (em termos organizacionais) foi ainda proposta a utilização de fóruns virtuais (tanto para discussões gerais como para reuniões de nível); foi ainda criado um e-mail do grupo disciplinar e, a paartir daí - na Google Apps - foi criado um site para o trabalho colaborativo entre os docentes e dos docentes com os alunos. De salientar é o facto de grande parte destas actividades terem partido de ideias minhas (nomeadamente de um projecto que iria ser proposto à escola no ano transacto, mas que, devido a uma falha de informação, não foi entregue atempadamente). No grupo disciplinar foi ainda levado a cabo uma sessão de esclarecimento, efectuada por mim, sobre o funcionamento do moodle, em termos gerais, e da utilização dos fóruns, em termos mais específicos. No Departamento Curricular tem sido levado a cabo um trabalho com a coordenadora do mesmo (sempre que possível, às sextas-feiras das 10:00 às 11:30) no sentido de se utilizar tanto o Google Docs, para a disponibilização das actas ou para a construção colaborativa de documentos, e ainda a construção da disciplina 'Deparatamento de Ciências Sociais e Humanas' no Moodle.
Para além de contribuir de forma sistemática e positiva nas estruturas em que me insiro tenho, ainda, contribuído para o melhor funcionamento da escola e o melhoramento dos recursos dando algumas ideias ao PTE - por exemplo para a criação de quadros interactivos em todas as salas de aula apenas com a utilização de dois apetrechos físicos e um programa virtual (comprovado por e-mail enviado ao PTE), a utilização de instrumentos / programas (virtuais) vários sugeridos por e-mail, ou mesmo o envio de vários e-mails pedindo instalação de programas em computadores de algumas salas (para a não utilização do computador pessoal, como tinha sido pedido pela Direcção no início do ano lectivo) e informando do mau funcionamento de Quadros Electrónicos Multimédia, de projectores ou mesmo de computadores (como se pode comprovar através do e-mail). Para além desta participação sistemática houve ainda algumas ideias discutidas com o PTE para o melhor funcionamento do Moodle (no sentido de se atingir os 50% de participação na plataforma), nomeadamente através da ideia da criação de uma disciplina com o nome de 'Conselho de Turma' para a utilização dos docentes da turma (podendo-se, através de fóruns levar a cabo reuniões e resolver problemas facilitando a comounicação entre os pares). Sugeri ainda a elaboração de uma página oficial do Facebook da ESARS a qual seria um óptimo artífice para a passagem de informação de actividades a realizar na escola, bem como a possibilidade de dar uma maior visibilidade à mesma (através da utilização da rede) trazendo mais Pais e Encarregados de Educação a vistar (virtualmente) a escola. Esta rede social para além de possibilitar a passagem de informação, diariamente, de actividades a realizar ou realizadas na escola, possibilita a parttilha e comentário de trabalhos de alunos, bem como a formação de uma imagem institucional à qual estaria anexada o Site da escola (fazendo a interligação de várias aplicações virtuais no sentido do trabalho sobre a imagem real e virtual da escola). Dveo ainda salientar, relativamente a este assunto que ouvi a opinião da professora bibliotecária, que apesar de não ser uma entusiasta das redes sociais virtuais, considera importante e interessante o desafio de construção de um facebook oficial para a vinculação de informação da escola. Sugeri ainda à Coordenadora do Clube do Ambiente a elaboração no seu tópico no Moodle de uma apresentação tanto geral como dos trabalhos e actividades realizados. De salientar é o facto de me disponibilizar sempre para contribuir para levar a cabo estes projectos procurando a 'melhoria da qualidade da escola e das estruturas' em que estou, ou não inserida.
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