sábado, 8 de janeiro de 2011

Balanço da minha actividade profissional - 1º Período

Num balanço geral da minha actividade profissional, em termos do primeiro período, deverei debruçar-me sobre as várias vertentes presentes procurando encontrar os pontos positivos (na tentativa de os procurar manter no segundo período) e, deverei ainda, registar os pontos menos positivos encontrando formas melhoradas de os enfrentar.

Devo salientar que em termos de assiduidade e de pontualidade não foram registadas quaisquer falhas fora das previstas na lei e que em relação ao ensino profissional foram leccionadas mais aulas do que as inicialmente previstas tanto na turma do 11ºPAP (mais cinco aulas) como no 12ºPDG (mais oito aulas),conseguindo assim, terminar os módulos atempadamente; no 11ºE1 houve um desnível de três aulas resultantes do fecho de pavilhões (no início do ano lectivo) e da Greve da Função Pública. Nas outras turmas não houve qualquer desnível de aulas.

Como docente de Filosofia das turmas 10ºT5, 11ºH1 e 11ºE1 levei a cabo um processo científico-pedagógico coerente que me parece ter surtido efeito na maioria dos alunos. Procurei sempre adequar estratégias tendo em conta as turmas a que leccionava procurando instrumentos, formas e elementos de avaliação adequados quer à estrutura cognitiva dos alunos, como ainda à sua área vocacional e, ainda, ter em conta os casos específicos que iam surgindo (saliento o caso de uma aluna do 11º E1 com quem foi levado a cabo um trabalho, no final do período, em regime de b-learning tendo em conta a sua situação de saúde). No post anterior referir os resultados das avaliações / classificações de final do primeiro período salientando que grande parte dos níveis negativos relevam da necessidade de modificação de atitudes por parte dos alunos, por um lado e, de uma necessidade de reajustamento de algumas metodologias de trabalho (que serão 'afinadas' neste segundo período lectivo). Devo ainda salientar a contínua interacção com os alunos tanto por e-mail como através da plataforma Moodle (onde tenho investido de forma organizada num arquivo documental, de link's, de entrega de trabalhos e de actividades - glossários de conceitos  no caso do 11º ano - entre outros). Neste sentido considero que tanto no domínio científico como no domínio pedagógico (de relacionamento presencial e virtual e metodológico) as opções tomadas foram as mais correctas existindo um número residual de classificações negativas na disciplina de filosofia nas turmas 10ºT5, 11ºH1 e 11ºE1. Apesar disso devo salientar que no primeiro foram desenvolvidas essencialmente competências de tipo I e II, enquanto que no segundo período irei incidir essencialmente em competências de tipo II e III (no sentido de ir, progressivamente, aumentando o grau de dificuldade em termos cognitivos para os alunos); em termos pedagógicos (devido ao tipo de conteúdos a leccionar) as aulas terão agora um carácter mais prático no sentido de equilibrar o domínio das aprendizagens cognitivas (mais complexas , neste segundo período) com a competência da colaboração (forma metodológica de carácter mais construtivista e  mais apreciada em termos de trabalho em sala de aula). Relativamente à aluna que se encontra em situação de baixa mantenho um acompanhamento via e-mail, tendo sugerido à directora de turma que pedisse ao PTE a construção de uma disciplina específica para a aluna onde todo o conselho de turma pudesse trabalhar em regime de e-learning (sugerindo a minha disponibilidade para levar a cabo um trabalho de formação / informação e de auxílio aos docentes que assim o requererem). 
Enquanto docente do ensino profissional - das disciplinas de Psicologia e de Área de Integração - procurei sempre manter dois factores interligados - a clareza e rigor científico aliado à inovação educacional no sentido da aproximação entre a escola e o domínio profissional de cada turma. Assim sendo com os alunos de Informática trabalhei os conteúdos da disciplina num sentido de os integrar, de algum modo, na esfera da utilização da informática, coordenando esforços com docentes da área no sentido de levar a cabo um projecto da turma; com os alunos de Design Gráfico houve o intuito de criar um projecto direccionado para a sua área aplicando conteúdos da área científica desta disciplina no trabalho directo com docentes das suas disciplinas de formação técnica. De salientar é o facto de que estes projectos irão ser apresentados à comunidade educativa no Dia da Escola (final do 2º período). No caso do curso de Técnico de Apoio Psicossocial houve a necessidade de trabalhar a temática modular de uma forma mais criativa e aplicada à realidade do trabalho dos alunos - segundo as directrizes dadas pela Coordenadora do Curso de Apoio Psicossocial - criando-se assim uma actividade (Sala dos Sentidos) integrada numa outra de maior dimensão (Festa de Natal), no sentido dos alunos fazerem a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula (na disciplina de Psicologia e de outras disciplinas - como é o caso de CIS e de Área de Expressões -), fazendo a posterior reflexão acerca dessa actividade (e de uma outra realizada com a Psicóloga da Escola - Dr.ª Ana Branco -) no sentido de se perceber, afinal, as necessidades de mudarmos paradigmas na educação. Assim sendo percebe-se que os programas modulares dos cursos profissionais foram ou estão (no caso do Curso de Técnico de Informática - onde ainda não se terminou nenhum módulo -) a ser adequados à realidade profissionalizante dos alunos no sentido de lhes dar instrumentos credíveis (porque apoiados em rigorosos conteúdos científicos) na sua vida profissional.

Como membro dos Conselhos de Turma tenho, sempre, participado nas reuniões de carácter ordinário ou extraordinário convocadas e, em termos informais, tenho levado a cabo um diálogo construtivo com os elementos dos vários conselhos de turma, procurando sempre ajudar a encontrar diferentes soluções para um problema ou a sugerir actividades / participar em actividades sugeridas por outros colegas. Assim sendo foi promovi uma visita de estudo (à Assembleia da República) onde estiveram envolvidos sete docentes dos conselhos de turma do 11ºE1 e 11ºH1 com objectivos claros e definidos de acordo com conteúdos; fiz várias propostas de trabalho em regime online - nomeadamente no sentido de facilitar o trabalho entre docentes, promovendo o trabalho colaborativo no Google Docs (desde a leitura / alteração de actas até à construção de plantas de sala de aula, de planificações de visitas de estudo ou do PCT em diferentes turmas).

Enquanto Secretária do 11ºH1 levei sempre a cabo de forma responsável e activa esta minha função tendo sempre preparados tópicos para a elaboração da acta que, no final de cada reunião era lida. Também enquanto secretária tomei sempre a iniciativa de disponibilizar no Google Docs as actas para leitura e alteração por parte dos colegas e, ainda, da planta de sala de aula. Estas actividades foram muito bem aceites pelos membros do conselho de turma que colaboraram de forma activa nos mesmos.

Enquanto membro do Grupo de Filosofia para além de participar em todas as reuniões convocadas, propus no início do ano lectivo a utilização da plataforma Moodle para a elaboração de reuniões virtuais de nível o que, em alguns casos surtiu algum efeito, mas noutros não; apesar disso não deixei de incitar os colegas a utilizar a plataforma, tendo mesmo levado a cabo uma sessão de esclarecimentos de utilização da mesma. Neste sentido criei a página (disciplina) e criei fóruns para os referidos efeitos. Criei, ainda, um site para o grupo de filosofia no sentido de todos participarmos na sua elaboração até pelo facto de construirmos um e-portefólio colaborativo onde todos os elementos colocassem  os seus materiais e os disponibilizassem para todos todos; neste caso apenas três pessoas participaram, até ao momento; apesar disso alguns alunos têm acedido ao mesmo para encontrarem material de apoio. 

Como membro do Departamento de CSH participei em todas as reuniões e, em termos informais, fiz, essencialmente, duas propostas: a da criação da página do Moodle (disciplina do Departamento) e a da utilização do Goggle Docs para a leitura / alteração / viabilização de actas (esta última proposta foi feita em reunião no dia 07 de Dezembro, como regista num outro post). Neste sentido reuni algumas vezes, em termos informais, com a coordenadora, à 6ª feira de manhã (entre as 10 e as 11:30) para a auxiliar na utilização da plataforma Moodle e do Google Docs. Foi ainda adoptada, neste departamento, uma ideia trabalhada por mim no ano lectivo anterior - o Ciclo de Cinema - ao nível individual e de grupo ressalvando-se que neste primeiro período foi da responsabilidade do Grupo de Filosofia a elaboração desta actividade (o que implicou a escolha / apresentação de filmes - onde houve um trabalho colaborativo do grupo -, a elaboração do cartaz - que foi da minha responsabilidade - e a distribuição dos mesmo - onde tive também parte de responsabilidade -).

 No âmbito das várias estruturas foram efectuadas várias propostas, como se pode perceber por o que já foi referido, tendo sido proposto ainda: ao PTE - em conversa informal com a colega Marília foi proposta a criação de disciplinas para os conselhos de turma no sentido de disponibilizar documentos, informação entre outras coisas (proposta que foi viabilizada); foi ainda proposta a elaboração de uma página oficial da escola no Facebook de forma a veicular informações, actividades e para envolver a comunidade educativa na sua totalidade (alunos, professores, funcionários e encarregados de educação) - de salientar é o facto desta proposta estar à espera de viabilização -. No âmbito dos Clubes foi proposto à coordenadora do Clube do Ambiente a elaboração de uma 'página amigável' para os alunos na Plataforma Moodle

Participei ainda nas Páginas Soltas (de Dezembro) com a divulgação de duas actividades realizadas pelos alunos do 10ºT5 relativas à comemoração do Dia Internacional de Filosofia (dia 18 de Novembro).

Todas as actividades previstas em PAA - das várias Turmas, Grupo e Departamento - foram cumpridas com todos os objectivos alcançados, salientando, ainda, a participação em outras actividades não previstas - com a turma do 10ºT5 participei na comemoração do Dia Internacional da Filosofia e do Dia Mundial de erradicação da Sida (distribuição de ofertas e visionamento do filme 'Salva Vidas') e com a turma do 11º PAP  participei, a 20 de Outubro, no colóquio sobre o 'Voluntariado' proporcionado pelo Grupo de E.M.R.C.

Para além de tudo o que já foi relatado mantenho-me a laborar num Mestrado em Pedagogia E-Learning na Universidade Aberta levando a cabo duas disciplinas (Concepção e Avaliação em E-Learning e Métodos de Ensino em E-Learning) que terminarão em Fevereiro - tendo no ano transacto feito três disciplinas (Materiais e Recursos em E-Learning com 17 valores; Processos Pedagógicos em E-Learning com 17 valores e Educação e Sociedade em Rede com 20 valores) -. Do que tenho aprendido aqui tenho feito uso no trabalho colaborativo com alunos e colegas (tanto ao nível do uso do e-mail, como da Plataforma Moodle , do Google Docs e Sites online). Para além desta formação procurei ainda no CFAE'S formação, mas sem sucesso e, pelo facto de ter feito no ano anterior a formação em Quadros Interactivos (competências TIC II) - que realizei com a classificação de 10 valores (Excelente) não fui inscrita na formação em TIC I a ser levada a cabo durante o mês de Janeiro.
Saliento ainda que no dia 9 de Novembro participei na palestra apresentada pelo Professor Doutor Paulo Crawford sobre 'O Big Bang e a Evolução do Universo' proporcionado pelo de Grupo de Ciências Físico-Químicas.
Devo ainda salientar que iniciei a minha actividade como Investigadora da Universidade Católica Portuguesa (de Lisboa) como coordenadora da área da Ciber-reflexão participando já com um artigo sobre 'Autenticidade e Opacidade no Facebook - Linhas para a abordem de um ética relacional em ambiente virtual' para publicação na próxima revista.

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