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No passado dia 16 de Dezembro (5ª feira das 15:15 às 16:45) realizou-se a minha primeira aula assistida com a turma de ensino profissional - Técnico de Apoio Psicossocial - 11º PAP.
Segundo a visão geral do programa a organização das unidades programáticas e dos conteúdos visa antes de mais ‘colocar o aluno perante processos psicológicos essenciais à compreensão do comportamento humano e a de desenvolver competências tidas como fundamentais a um exercício profissional esclarecido (saber como) e fundamentado (saber porquê)” . Neste sentido o docente deve saber integrar, dentro dos conteúdos ou temas programáticos, as variantes dos mesmos que mais se adequam ao curso profissional que tem diante de si o que implica a transmissão de conteúdos numa perspectiva diversificada enveredando por uma linha que seja adequada ao desenvolvimento profissional dos alunos.
O programa refere que o ‘(…) processo de ensino-aprendizagem (que) encerra em si um conjunto de oportunidades para que o aluno seja capaz de adquirir e desenvolver saberes e competências que lhe possibilitem uma compreensão de si, dos outros e do mundo, logo, uma compreensão pessoal, profissional e social do seu desenvolvimento e da sua participação na vida’ . Na tentativa de integrar as várias aprendizagens modulares o processo de ensino e de aprendizagem tem efectivamente de “(…) assumir matrizes variadas porque assume uma formação aberta e flexível, susceptível de uma recriação que possibilita a inserção da proposta formativa nas lógicas do território educativo que lhe serve de referência. Professores e alunos devem ser capazes de incluir as suas experiências pessoais no processo formativo de modo que este possa surgir como instrumento significativo para todos os envolvidos” . Tomando estas linhas orientadoras do programa como princípios fundamentais para o sucesso do ensino profissional, cabe-me salientar que a aula que designei ‘Da Aprendizagem Convencional à Aprendizagem num Mundo em Mudança’ visa realçar esta perspectiva formativa e formadora dos alunos, neste caso, de um curso de Técnico Psicossocial, inserido no âmbito dos conteúdos: Aprender a Aprender . “Aprender a aprender e saber como aprender mais e melhor (…)” torna-se fundamental pela necessidade de análise da “(…) situação de desmotivação dos alunos para o estudo, procurando compreender os factores e as medidas a tomar para uma maior motivação e sucesso escolar dos alunos” . Posso ainda referir que dentro no âmbito dos conteúdos o tema Aprender a Aprender inclui, em si, a análise de sub-temas como Estilos de Pensamento e Estilos de Aprendizagem; Aprendizagem na sala de aula; Aprendizagem pela descoberta ou ainda Motivação para o Estudo e para a Aprendizagem, o que permite as mais diversas abordagens desde que se tenha em conta em primeiro lugar o facto de ser um curso profissional e, depois, de se dar cumprimento às exigências do mesmo (o que foi levado a cabo nesta aula de síntese).
Com o intuito de tornar este processo o mais profissionalizante possível os alunos estiveram anteriormente envolvidos em duas actividades – uma palestra com a psicóloga da escola (Dr.ª Ana Branco) que teve como tema ‘Problemas de Aprendizagem e Metodologias para a sua Superação’ e, inserida na Festa de Natal, a ‘Sala dos Sentidos’ que levou os alunos ao contexto real do processo de ensino – aprendizagem onde a aplicação de conhecimentos leccionados foi alvo de avaliação processual - e foi no sentido de integrar experiências e de as conjugar com os conteúdos científicos que na fase final da leccionação do Módulo V (relativo à abordagem de Factores e Processos de Aprendizagem), considerei não só importante, mas ainda fundamental, terminar com uma aula que desse uma visão geral do processo de ensino – aprendizagem no sentido de procurarmos reflectir, em conjunto, sobre o ‘como’ se efectuou, efectua e efectuará tal processo e sua importância na carreira do técnico psicossocial, incluindo assim uma aula com conteúdos transversais a todas as temáticas já abordadas.
Tendo em consideração as características mais gerais do Módulo V salientando-se, entre várias, a análise das “(…) características e factores, referentes a quem aprende, ao que se aprende e a como se aprende.” e centrando-me essencialmente, agora, no ‘como se aprende’ e na importância de ‘Aprender a Aprender’, esta primeira aula assistida referiu-se à passagem da aprendizagem convencional para a aprendizagem num mundo em mudança procurando, neste momento do programa, terminar o Módulo regressando ao início do mesmo numa perspectiva mais abrangente que inclua, ao mesmo tempo, conteúdo, experiência e reflexão sobre os mesmos.
Esta aula, como facilmente se percebe, pretendeu ser o fecho de um ciclo programático e de dar a mostrar os vários conteúdos programáticos trabalhados e apreendidos pelos alunos; não me querendo ficar por uma aula de síntese programática a inserção do tema - do convencional ao mundo em mudança relativamente ao ensino - pretendeu integrar a reflexão pessoal e profissional dos alunos em sala de aula intentando, assim, atingir uma dinâmica teórico-prática (o que efectivamente foi conseguido). Devo salientar que esta primeira aula mostrou a existência de uma dinâmica fundamental no processo de ensino-aprendizagem mostrando como dentro do tradicional se pode apelar à mudança e à diferença. Esta era a intenção que foi, efectivamente, conseguida tanto através da dinâmica estratégica do diálogo / reflexão como da avaliação qualitativa / qualitativa relacionando conhecimento teórico e experiência profissional.
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