In http://www.tjpe.gov.br/Boletim |
No passado dia 13 de Janeiro eu e a professora Teresa Guerreiro (docente de física e química) fomos com o 10ºPINF (alunos do curso profissional de técnico de informática) ao Museu das Comunicações visitar duas exposições fixas: 'A Casa do Futuro' e a 'Escola do Futuro'. Esta visita de estudo não estava prevista no PAA da turma, mas tendo surgido esta possibilidade ela foi aproveitada da melhor forma e integrada nos conteúdos que estavam a ser analisados no último tema do primeiro módulo de Área de Integração, tendo como objectivos analisar a diversidade dos meios de comunicação utilizados pelo homem e compreender a comunicação interactiva na era da globalização. Assim sendo visitámos a 'Casa do Futuro' onde a interactividade (a comunicação que se faz dentro da casa e com a própria casa via web) e a inclusividade (das diferenças - nomeadamente em relação a deficientes e a idosos) são os factores principais a ter em conta num mundo que cada vez mais se globaliza tanto em termos de comunicação como de inclusão digital.
Super Interessante, Janeiro de 2010 |
Depois desta primeira visita e de uma visão, por um lado histórica da evolução da 'arquitectura inteligente' e por outro de conhecimento de metodologias inteligentes e interactivas presentes num casa ou em materiais utilizados numa casa - apesar da exposição estar patente ao público desde 2003, continua a ter uma forte componente inovadora tanto em termos científicos (nomeadamente na exposição de algumas formas de comunicação bastante actualizadas em termos de inovação) como em termos de metodologia pedagógica patente na apresentação da mesma -, fomos visitar uma segunda exposição designada de 'Escola do Futuro' a qual existe desde 2007 e, na minha perspectiva, está perfeitamente desactualizada na medida em que tanto em termos tecnológicos não tem nada de inovador (assemelha-se muito a uma sala de aula usual) como o trabalho desenvolvido não premiou nem pelo carácter científico, nem pelo domínio pedagógico (a actividade consistia na elaboração de um blog, o que para alunos de um curso profissional de técnicos de informática é perfeitamente usual). Apesar de tudo a experiência que estes alunos levaram para a sala de aula (visto não terem estado presentes todos os membros da turma) foi bastante importante e permitiu que aqueles que estiveram presentes contassem aos colegas a sua experiência e assim se passasse à análise dos conteúdos em termos teóricos (conseguindo-se, ainda, fazer a ponte entre o último tema do Módulo I - Cultura Global ou Globalização de culturas: a globalização na comunicação - e o primeiro do Módulo II - A comunicação e a construção do indivíduo. -). Fizemos ainda uma análise mais cuidada do que será uma escola do futuro recorrendo a um artigo de Janeiro de 2010 da revista 'Super-Interessante' sobre Ciberescola e previsões acerca do funcionamento de uma escola secundária em regime de b-learning ou em regime de e-learning (partindo da análise de exemplos do ensino Norueguês e Filandês).
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