sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vertente Profissional, Social e Ética - Análise de diagnóstico

In http://2.bp.blogspot.com

De acordo com o Despacho n.º 16034/2010 "A dimensão profissional, social e ética representa a vertente deontológica e de responsabilidade social da prática docente na qual se destaca  a atitude face ao exercício da profissão." Neste sentido esta vertente é  transversal e enquadra-se tanto na dimensão deontológica como ética da profissão, o que nos dá entender, à partida, que questões relacionadas com os deveres profissionais de participação, assiduidade, pontualidade, assumpção de compromissos com as diferentes estruturas, responsabilidade na participação, desenvolvimento e cumprimento de tarefas tanto de ordem profissional - do domínio do ensino-aprendizagem - como social - de participação na vida na escola e relação com a comunidade - ou de formação contínua -. Por isso "Nesta dimensão sobressai o compromisso com o desempenho profissional, ou seja, o reconhecimento da responsabilidade individual pelo cumprimento da missão social. Daqui decorre a assunção da responsabilidade pela construção e uso do conhecimento profissional, assim como pela promoção da qualidade do ensino e da escola. (...)" o que denota que esta dimensão não pode nunca ser vista de forma  separada das restantes, mas "No que diz respeito à dimensão profissional, social e ética, esta deve ser entendida de forma transversal às restantes dimensões. É uma vertente que atravessa a totalidade do desempenho docente, seja qual for o espaço de actuação do docente e a dimensão que estiver a ser considerada.". Sendo caracterizada como uma dimensão integrada nas outras um diagnóstico ou avaliação sérios implica a visão geral das dimensões já diagnosticadas porque neste domínio " Não se trata assim de uma dimensão a adicionar às restantes, mas da expressão do modo como, em cada uma das três outras dimensões, o docente revela o seu grau de compromisso e responsabilidade profissional, ético e social.", o que denota que esta vertente é uma dimensão interdisciplinar, relativamente às outras e é o resultados das acções presentes nas outras vertentes. Por isso "Em termos avaliativos, a descrição dos indicadores desta dimensão transversal tem assim de ser realizada em articulação com as outras dimensões e respectivos domínios.". Como se entende com relativa facilidade o diagnóstico e avaliação desta vertente releva do grau de compromisso e de responsabilidade com que o profissional encara e leva a cabo a multiplicidade das tarefas, não só das que foi incumbido, mas ainda daqueles em que participa de forma livre e espontânea, pelo que o assumir do grau máximo de compromisso e de responsabilidade perante essas tarefas originará a qualidade das mesmas de forma relativamente mensurável, levando à percepção (mais ou menos subjectiva e mais ou menos objectiva) da avaliação desta mesma vertente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário