sábado, 30 de outubro de 2010

Desenvolvimento e Formação Profissional ao longo da vida - Diagnóstico

In http://www.artazores.com
Durante o ano lectivo de 2009/2010 iniciei um Mestrado em tempo parcial na Universidade Aberta em Pedagogia do E-Learning. Quando me inscrevi nesta formação tive em mente, antes de mais, o facto de contribuir para a minha formação pessoal e profissional no domínio das Ciências da Educação ligadas à utilização das novas tecnologias e, por outro lado considerei vantajoso o facto da mesma ser levada a cabo, totalmente, em regime online - e-learning - (o que por um lado me deixaria mais livre para estudar e dedicar-me, efectivamente, à formação e, por outro lado, perceber as potencialidades do Moodle - visto que é a plataforma utilizada pela Universidade Aberta para ministrar as aulas em regime assíncrono - e da World Wide Web - rede ou internet - e sua utilização no processo de ensino-aprendizagem). Quando comecei este curso de Mestrado tinha algumas noções, ao nível de uma utilização rudimentar, das potencialidades tanto do Moodle como da Internet, mas após o início do mesmo e com a elaboração das cadeiras de - Educação e Sociedade em Rede (com 20 valores), Materiais e Recursos em E-Learning (17 valores) e Processos Pedagógicos em E-Learning - disciplina leccionada em inglês - (17 valores) -, comecei a compreender muito melhor não só o processo de evolução cognitivo e social utilizado e disponibilizado na rede (bem como as repercussões que isso traz na vida real das pessoas e da educação) como ainda comecei a encarar a utilização do Moodle numa perspectiva muito mais interactiva (através da utilização de fóruns para retirar dúvidas, colocar questões ou lançar ideias / debates; a criação de glossários e de wikis ou mesmo a entrega de trabalhos através desta plataforma - uma forma de poupar papel e tinta e, consequentemente, de concorrer para um desenvolvimento mais sustentável -).
No mês de Junho fui chamada para fazer uma formação em Quadros Interactivos Multimédia na área da Filosofia através do AlmadaForma, a qual me deu uma perspectiva da utilização dos QIM e as potencialidades da sua utilização no ensino da minha área disciplinar. Nesta formação auferi a classificação de 10 (Excelente).
De salientar é o facto destas formações, realizadas no ano civil de 2010, não terem entrado na avaliação que realizei no ano lectivo de 2009 / 2010, pelo que irão ser utilizadas no processo de avaliação neste ano lectivo.
No início deste ano lectivo e olhando em retrospectiva o trabalho já realizado em termos de formação profissional no ano transacto, percebi a necessidade de continuar a investir na formação relacionada com a utilização das TIC e, neste sentido, nos meses finais do ano de 2010 estou a laborar em duas outras cadeiras do já referido Mestrado que são: Métodos de Ensino a Distância e Concepção e Avaliação em E-Learning. Considero ainda a necessidade de ter formação na área específica da Filosofia (mais concretamente ao nível metodológico tanto do processo de ensino-aprendizagem como da avaliação da mesma), bem como nas disciplinas dos CNO que lecciono (Psicologia e Área de Integração - tanto em termos de conteúdos programáticos, como de metodologias a utilizar no processo de ensino-aprendizagem / avaliação de resultados). Para além destas necessidades de formação no âmbito disciplinar, a formação relacionada com a gestão de conflitos parece-me ser uma área fundamental a ser abrangida pelo Plano de Formação da Escola para 2010/2011. 
Diagnosticadas as necessidades de formação para este ano lectivo resta-me informar que até agora ainda não houve informações sobre Acções de Formação Contínua para Docentes pelos Centros de Formação e, só poderei, em regime presencial, fazer parte das mesmas até entrar em licença de maternidade, pelo que se até Março não for disponibilizada formação pela entidades competentes não me será possível a participação nas mesmas. Apesar disso a laboração nas cadeiras de Mestrado manter-se-á e será pedido ao CCPFC de Braga a creditação das mesmas para efeitos de avaliação.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Assistência a Colóquio "Voluntariado"

In http://blog.cancaonova.com
No passado dia 20 de Outubro, pelas 10 horas na sala AV, e proporcionado pelo grupo de EMRC através da docente Joaquina Duarte, estive presente no Colóquio "Voluntariado". Neste colóquio esteve presente a Dr.ª Raquel do Centro de Saúde do Seixal, assistente social, entre outras pessoas e testemunhas reais. Também estiveram presentes várias turmas, das quais destaco a turma do 11º PAP, com a qual estive a participar (fora do horário lectivo da disciplina de Psicologia), para uma percepção do tema e das preocupações do voluntariado, tema a ser trabalhado no Módulo VII. Neste sentido os alunos tomaram contacto com ideias fundamentais sobre o voluntariado, com princípios básicos de actuação e com práticas rotineiras ligadas ao acto voluntário. Perceberam ainda que para se ser voluntário existem bastantes regras a serem perscrutadas e que o voluntariado não é propriamente algo que se faz quando e como quer, mas que implica compromisso e responsabilidade. A partir desta primeira aproximação ao tema as alunas terão de elaborar uma primeira abordagem - através de um relatório - esperando-se que lhes tenha sido incutida a motivação para estudar o trabalho social efectuado com os 'diferentes' e as diferentes abordagens do voluntariado nesta tarefa.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Diagnóstico relativamente às turmas atribuídas

As turmas que me foram atribuídas - 10T5: 20 alunos; 12 rapazes e 6 raparigas. 11º E1: 16 alunos; 10 rapazes e 6 raparigas.11º H1: 17 alunos; 8 rapazes e 11 raparigas. 10ºPINF: 23 alunos rapazes.11º PAP: 18 alunos; 17 raparigas e 1 rapaz. 12º PDG: 13 alunos; 6 rapazes e 7 raparigas - têm características específicas tanto na sua constituição como no diagnóstico auferido inicialmente. Neste sentido posso, desde já afirmar:

Cursos científico-humanísticos:

10T5:  alunos do curso de ciências que vêm de escolas diferentes e com apenas um aluno repetente de 10º ano; parecem ter algumas capacidades já desenvolvidas no domínio do comentário, mas dificuldades em termos da interpretação. 
11º E1: (alunos de economia) turma que já me tinha sido atribuída no ano lectivo anterior e que manifesta boas competência tanto de interpretação como de desenvolvimento, apesar de denotar falhas em termos de conhecimento geral. A turma está mais pequena e teve a entrada de dois alunos provenientes de outra escola. Apesar disso parecem manter-se bastante conversadores. 
11º H1: (alunos de línguas e humanidades) turma que já me tinha sido atribuída no ano lectivo anterior e que pelo facto de estar mais pequena poderá ter melhores resultados. Tem alunos bastante trabalhadores que revelam capacidades médias tanto no domínio da interpretação como do desenvolvimento. É uma turma que trabalha bem em aprendizagem cooperativa (do conhecimento do ano lectivo anterior).

Cursos Profissionais:

10ºPINF: (profissional de informática) alunos com poucas capacidades de trabalho e com falta de metodologia de estudo e, ainda, muito conversadores.
11º PAP: (profissional de técnico psicossocial) alunos muito participativos e com boa capacidade de trabalho, teoricamente parecem ter boas competências.
12º PDG: (profissional de deign gráfico) alunos com boa capacidade de trabalho mas resistentes a determinadas metodologias; mais ligados aos meios virtuais para efectuar trabalhos.



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Participação na Escola e Relação com a Comunidade - Diagnóstico - parte 2

Como parte integrante de várias estruturas o docente deverá ser sempre activo cumprindo, não só os procedimentos legais a que está vinculado em termos de obrigatoriedade ( -), mas deverá apresentar sugestões fundamentadas e exequíveis que visem o melhor funcionamento das estruturas em que se insere. Assim sendo a inciativa pessoal é um requisito da actividade docente que se quer fomentar através da apresentação regular de sugestões fundamentadas e exequíveis nas estruturas em que se está inserido, colaborando com os diferentes orgãos e estruturas da escola e promovendo, de forma sistemática, a criação e desenvolvimento de projectos de intervenção que procurem promover a melhoria das estruturas. No sentido do cumprimento destes objectivos considero, actualmente, bastante positivo o trabalho que tenho efectuado como secretária da direcção de turma do 11ºH1 - onde as diferentes sugestões já anteriormente relatadas têm sido levadas a cabo mostrando a sua exequibilidade -, de membro do Grupos Diciplinar de Filosofia e do Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas e, também, da ESARS - onde as sugestões pessoais têm sido bem aceites, adoptadas ou estando em fase de adopção -. Devo ainda salientar o facto de que algumas ideias que se iniciaram comigo no ano lectivo transacto - como é o caso do Ciclo de Cinema - foi adoptado não só pelo Grupo Disciplinar de Filosofia, mas também pelo Deparatmaneto de Ciências Sociais e Humanas (cujos objectivos serão analisados mais tarde - no final de cada período lectivo). Relativamente à minha participação na estrutura Conselho de Turma, devo ainda salientar que as experiências que tenho transmitido aos meus colegas no domínio da utilização de recursos educatvos relacionados com as TIC (nomeadamente a utilização do google Doc para a construção colaborativa do PAA) foram ainda passadas para outros conselhos de turma - dos quais não faço parte - devido ao facto da existência de docentes que, ao perceberem a sua utilidade, me pediram para lhes dar uma breve explicação da utilização destes recursos online para a utilização nos seus conselhos de turma. Em relação à minha participação na estrutura Grupo disciplinar foi implementado (já no ano transacto) a substituição do dossier pela disciplina 'Grupo 410' na plataforma, mas neste ano lectvo, para além de uma nova estrutura implementada (em termos organizacionais) foi ainda proposta a utilização de fóruns virtuais (tanto para discussões gerais como para reuniões de nível); foi ainda criado um e-mail do grupo disciplinar e, a paartir daí - na Google Apps - foi criado um site para o trabalho colaborativo entre os docentes e dos docentes com os alunos. De salientar é o facto de grande parte destas actividades terem partido de ideias minhas (nomeadamente de um projecto que iria ser proposto à escola no ano transacto, mas que, devido a uma falha de informação, não foi entregue atempadamente). No grupo disciplinar foi ainda levado a cabo uma sessão de esclarecimento, efectuada por mim, sobre o funcionamento do moodle, em termos gerais, e da utilização dos fóruns, em termos mais específicos. No Departamento Curricular tem sido levado a cabo um trabalho com a coordenadora do mesmo (sempre que possível, às sextas-feiras das 10:00 às 11:30) no sentido de se utilizar tanto o Google Docs, para a disponibilização das actas ou para a construção colaborativa de documentos, e ainda a construção da disciplina 'Deparatamento de Ciências Sociais e Humanas' no Moodle. 
Para além de contribuir de forma sistemática e positiva nas estruturas em que me insiro tenho, ainda, contribuído para o melhor funcionamento da escola e o melhoramento dos recursos dando algumas ideias ao PTE - por exemplo para a criação de quadros interactivos em todas as salas de aula apenas com a utilização de dois apetrechos físicos e um programa virtual (comprovado por e-mail enviado ao PTE), a utilização de instrumentos / programas (virtuais) vários sugeridos por e-mail, ou mesmo o envio de vários e-mails pedindo instalação de programas em computadores de algumas salas (para a não utilização do computador pessoal, como tinha sido pedido pela Direcção no início do ano lectivo) e informando do mau funcionamento de Quadros Electrónicos Multimédia, de projectores ou mesmo de computadores (como se pode comprovar através do e-mail). Para além desta participação sistemática houve ainda algumas ideias discutidas com o PTE para o melhor funcionamento do Moodle (no sentido de se atingir os 50% de participação na plataforma), nomeadamente através da ideia da criação de uma disciplina com o nome de 'Conselho de Turma' para a utilização dos docentes da turma (podendo-se, através de fóruns levar a cabo reuniões e resolver problemas facilitando a comounicação entre os pares). Sugeri ainda a elaboração de uma página oficial do Facebook da ESARS a qual seria um óptimo artífice para a passagem de informação de actividades a realizar na escola, bem como a possibilidade de dar uma maior visibilidade à mesma (através da utilização da rede) trazendo mais Pais e Encarregados de Educação a vistar (virtualmente) a escola. Esta rede social para além de possibilitar a passagem de informação, diariamente, de actividades a realizar ou realizadas na escola, possibilita a parttilha e comentário de trabalhos de alunos, bem como a formação de uma imagem institucional à qual estaria anexada o Site da escola (fazendo a interligação de várias aplicações virtuais no sentido do trabalho sobre a imagem real e virtual da escola). Dveo ainda salientar, relativamente a este assunto que ouvi a opinião da professora bibliotecária, que apesar de não ser uma entusiasta das redes sociais virtuais, considera importante e interessante o desafio de construção de um facebook oficial para a vinculação de informação da escola. Sugeri ainda à Coordenadora do Clube do Ambiente a elaboração no seu tópico no Moodle de uma apresentação tanto geral como dos trabalhos e actividades realizados. De salientar é o facto de me disponibilizar sempre para contribuir para levar a cabo estes projectos procurando a 'melhoria da qualidade da escola e das estruturas' em que estou, ou não inserida.

Participação na Escola e Relação com a Comunidade - Diagnóstico - parte 1

In http://www.infojovem.org.br
Em relação a este domínio da minha actividade profissional, devo dizer que antes de mais considero que, tal como se afirma no decreto 16034/2010 só faz sentido a participação na escola e o relacionamento com a comunidade quando este serve para o melhoramento ou aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de que o docente faz parte com os seus alunos. Assim sendo entendo que a participação na escola bem como a relação com a comunidade deverá decorrer das actividades que os alunos elaboram dentro da sala de aula sendo, ou uma consequência daquilo que se faz em sala de aula ( por exemplo a exposição, em períodos específicos, de trabalhos de alunos para a comunidade educativa), ou um motivo para que algo de novo se possa realizar em termos de actividades lectivas; por isso a inclusão de actividades diversas no PAA deverão ter em conta, como afirmam os registos de avaliação da ESARS, três metas do PEE no domínio dos resultados escolares. No sentido de dar cumprimento a este objectivo procurei sempre incluir no PAA dos alunos actividades de Educação para a Saúde (tendo em conta que a dimensão da educação para a saúde é bastante vasta e vai desde a saúde em termos físicos - que inclui a dimensão da sexualidade (tema presente no 10ºT5, no 10º PINF, no 11º PAP e no 12ºPDG) - até à saúde mental - que inclui questões tão diversas como os problemas relativos à identidade pessoal, virtual ou sexual (temas presentes no 10º PINF e no 12ºPDG) -, nunca perdendo de vista a interligação estabelecida ente os campos da saúde física e mental - tendo por exemplo prevista uma actividade no PAA do 11ºPAP  com a Psicóloga da ESARS, Ana Branco que virá, em Dezembro, falar sobre os problemas da dislexia, discalculia e outros e estratégias de superação). Sabendo nós que a dimensão da Educação para a Saúde é uma dimensão tão vasta e tão rica com o 10ºT5 vão ser realizados trabalhos que fazem a interligação entre as questões da saúde física com a saúde mental e, ainda com a vida social das pessoas (integrando temas tão diversos como as Doenças Modernas: Obesidade, Bulimia, Depressão, Esgotamento, Distúrbios do Sono entre outros). Para além desta meta relacionada coma educação para a saúde pretendo ainda 'prestar aos alunos os apoios educativos de que necessitem tendo em conta o diagnóstico feito de cada situação' seja em regime presencial ou virtual (através dos meios de informação e comunicação disponíveis, tais como o e-mail ou o moodle) pretendendo concorrer para a meta de 'situar os níveis de insucesso em todos os anos de escolaridade abaixo dos 20%' (sabendo certamente que só poderei concorrer no sentido sentido do ensino secundário pois que é a nível de escolaridade que lecciono) . Para além destas três metas deverão ainda ser cumpridas uma meta em cada um dos domínios: Indisciplina, Comunicação, Participação dos alunos na vida da escola, Participação dos pais e encarregados de educação na vida da escola e Trabalho Colaborativo entre professores. No caso da Indisciplina considero fundamental 'assegurar em tempo útil os procedimentos necessários ao acompanhamento dos casos de indisciplina e problemas de integração'; na Comunicação, porque considero a utilização da Plataforma Moodle bastante útil e fundamental nas escolas tanto para comunicar com os alunos como com os colegas pretendo concorrer para se 'atingir uma taxa de utilização de 50% da plataforma moodle no universo dos professores e alunos' e, neste sentido procurarei incentivar os meus pares a criar nas diversas estruturas (conselhos de turma, Grupo disciplinar e Departamento) formas de comunicação diferenciadas e úteis definindo 'esquemas organizativos tendo em vista a eficácia do trabalho colaborativo' (como é o caso dos fóruns de discussão já criados no Grupo disciplinar de Filosofia ou a utilização do Google Docs para a escrita colaborativa de documentos como PAA dos Conselhos de Turma - 10ºT5, 11ºE1, 11ºH1 -, elaboração da planta da sala de aula - 11ºH1 -, planificações de visitas de estudo - visita de estudo à Assembleia da República - ou mesmo para colocar à consideração dos colegas participantes de reuniões as actas das mesmas - utilizado até agora no 11ºH1 e no 12ºPDG -) o que leva, efectivamente, ao trabalho colaborativo entre professores. Através da participação de todos os alunos das turmas a que lecciono em actividades de Educação para a saúde, no domínio da participação dos alunos na vida da escola, procurarei concorrer para 'aproximar dos 90% a taxa de participação dos alunos nas actividades de educação para a saúde', salientando que algumas destas actividades terão visibilidade exterior, como será no caso dos alunos dos cursos científico-tecnológicos que irão expor os seus trabalhos para a comunidade educativa numa actividade constante do Grupo Disciplinar de Filosofia. Do que já se delineou, compreende-se que não só participo como ainda organizo pelo menos uma actividade em cada Conselho de Turma; o mesmo se passa relativamente ao Grupo Disciplinar (onde ideias como a formação de um site do grupo, a comunicação através de fóruns ou as reuniões virtuais no Moodle foram minhas e bem aceites pelo grupo) e ainda no Departamento Curricular (onde coloquei ideias várias, nomeadamente no âmbito da Educação para a Saúde e da utilização do Moodle, não só como arquivo documental, mas ainda como local de partilha de ideias, opiniões etc. Ainda no sentido de promover o trabalho colaborativo entre professores propus à Coordenadora do Departamento a utilização do Google Docs para a revisão e aprovação de actas e de fóruns no Moodle - ideias que estão a ser trabalhadas entre mim e a coordenadora às sextas-feiras das 10 às 11:30). Ainda em relação às metas do PEE, no domínio da Participação dos Pais e Encarregados de Educação, bem como da planificação, organização e desenvolvimento de actividades que visem atingir os objectivos do PEE com a participação dos Pais e Encarregados de Educação pretendo, com as turmas do 10ºPINF e do 12ºPDG levar a cabo uma actividade relacionada com a 'Identidade Regional' que será exposta no dia da Escola, concorrendo para a realização de 'uma actividade global de escola que envolva a generalidade dos pais e encarregados de educação' (apesar de já não estar na escola nessa altura - por licença de maternidade - as actividades ficarão terminadas e porque são realizadas como projecto de algumas disciplinas ou de conselho de turma, serão levadas a cabo por outros docentes dos conselhos de turma).
Visto ser este um primeiro diagnóstico e uma primeira reflexão sobre o meu contributo para a realização dos objectivos e metas do PEE e dos planos anual e plurianual do mesmo, mais tarde será feita uma análise dos objectivos cumpridos e das repercussões que os mesmos tiveram na escola, nas estruturas e no processo de ensino aprendizagem em que eu e os meus alunos nos encontramos inseridos.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vertente Ensino - Aprendizagem: Diagnóstico da Actividade Docente - início do ano lectivo

In http://www.baixaki.com.br
No início deste ano lectivo, após a distribuição dos níveis / disciplinas, comecei por pesquisar acerca das novas disciplinas que iria leccionar (Psicologia e Área de Integração do ensino profissional). Comecei por procurar a legislação, os programas, as planificações existentes do ano anterior na escola, bem como os critérios de avaliação utilizados e a gestão das horas nas turmas. Pedi a alguns colegas que tinham leccionado no ano anterior as ditas disciplinas (caso dos colegas José Carlos Correia e Raquel Dionísio). No domínio da disciplina de Filosofia comecei por analisar os materiais já construídos e a possibilidade de adequação dos mesmos às turmas a que iria leccionar. Após esta primeira pesquisa, e depois de entregues os horários (que possibilitaram uma análise mais cuidada do material já reunido) elaborei planificações gerais das várias disciplinas, pensando em quatros domínios distintos: gestão de horas (tanto do ensino profissional como do ensino regular, tendo em conta: o facto de sair em licença de maternidade em Março e os conteúdos sobre os quais a minha leccionação iria incidir e quais os que seriam deixados por leccionar - a leccionar pelo(a) docente que me virá substituir -); conteúdos / metodologias / recursos a utilizar em sala de aula no sentido de optimizar o tempo em que estarei na escola; planificação de actividades com os alunos  pensando nas actividades a propor no PAA de cada uma das turmas; planificação da avaliação, por turma e por período (o que me possibilitou perceber quais as competências em que incidir em cada um dos períodos lectivos, em termos das turmas dos cursos científico-humanísticos e, quais os instrumentos / critérios de avaliação relativamente ao ensino profissional). Em cada uma destas planificações ficaram registadas algumas sugestões para o(a) docente substituto(a), sugestões essas que poderão ou não ser seguidas (ficará ao critério do(a) profissional que virá a partir de Março). Estas planificações ajudaram-me a perceber o trabalho, em termos gerais, que iria desenvolver com as turmas que me foram atribuídas e possibilitaram-me organizar por um lado aquilo que é comum às várias disciplinas / anos lectivos e, por outro lado adaptar os conteúdos, estratégias, actividades e gestão de horas (no caso do ensino profissional) à especificidade das turmas que me foram atribuídas.

Metas definidas pela escola para 2010/2011 tendo em conta os objectivos do PEE

In http://www.raulrico.com
Resultados escolares

  • Situar os níveis de insucesso em todos os anos de escolaridade abaixo dos 20%;
  • Prestar aos alunos os apoios educativos de que necessitem tendo em conta o diagnóstico feito de cada situação;
  • Incluir no PAA actividades que visem cumprir orientações definidas no âmbito da educação para a saúde;
  • Instituir os quadros de mérito.


Indisciplina

  • Diminuir os níveis de indisciplina em 10% relativamente ao ano anterior;
  • Assegurar em tempo útil os procedimentos necessários ao acompanhamento dos casos de indisciplina e problemas de integração;
  • Garantir uma comunicação sistemática e articulada entre os diversos intervenientes nos casos de indisciplina.


Comunicação

  • Atingir uma taxa de utilização de 50% da plataforma moodle no universo dos professores e alunos;
  • Definir formas e meios de comunicação de forma a garantir a eficácia da comunicação entre as diversas estruturas.


Participação dos alunos na vida da escola

  • Atingir uma taxa média de 8% de participação em projectos desenvolvidos na escola;
  • Aproximar dos 90% a taxa de participação dos alunos nas actividades de educação para a saúde;
  • Aproximar dos 90% a taxa de participação dos delegados de turma nos conselhos de turma;
  • Participação dos pais e encarregados de educação na vida da escola;
  • Realizar uma actividade global de escola que envolva a generalidade dos pais e encarregados de educação;
  • Fazer duas campanhas de sensibilização junto dos pais e encarregados de educação;
  • Fazer a divulgação junto dos pais e E.E. dos clubes e projectos em desenvolvimento na escola.


Trabalho colaborativo entre professores

  • Realizar reuniões de grupos de nível uma vez por período;
  • Definir esquemas organizativos tendo em vista a eficácia do trabalho colaborativo.

Desenvolvimento e Formação Profissional ao longo da vida

"A dimensão relativa ao desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida resulta do reconhecimento de que o trabalho na profissão docente é legitimado pelo conhecimento específico e pela autonomia dos que exercem a profissão, o que requer a permanente reconstrução do conhecimento profissional respectivo. Entendese por conhecimento profissional o conjunto articulado de elementos necessários ao desempenho da acção, que envolve saberes e competências no âmbito do currículo e da didáctica, dos conteúdos, dos processos de ensino e da sua adequação aos diferentes contextos e necessidades dos alunos."
Despacho n.º 16034/2010

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Participação na Escola e Relação com a Comunidade

" A dimensão da participação na escola e da relação com a comunidade educativa considera as vertentes da acção docente relativas à concretização da missão da escola e a sua organização, assim como à relação da escola com a comunidade. O docente, como profissional, integra a organização da escola e é por isso coresponsável pela sua orientação educativa e curricular e pela visibilidade do serviço público que presta à sociedade, tendo em conta o trabalho colaborativo com os colegas e a actuação relativamente à comunidade educativa e à sociedade em geral.(...) as vertentes ligadas a dimensões organizacionais da escola traduzemse desejavelmente na melhoria da missão específica da escola — ensinar, educar, integrar. O trabalho organizacional e colaborativo, a inserção e articulação com a comunidade devem reflectirse no ensino realizado, na qualidade das aprendizagens e na formação dos alunos."
Despacho n.º 16034/2010

Desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem

No despacho n.º 16034/2010 diz-se que "A dimensão relativa ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem operacionaliza o eixo central da profissão docente e envolve a consideração de três vertententes fundamentais: planificação, operacionalização e regulação do ensino e das aprendizagens, assentes num conhecimento científico e pedagógico -didáctico profundo e rigoroso. A planificação implica orientação estratégica da acção, a coerência e articulação das acções planeadas a sua adequação à diversidade dos alunos, tendo em conta as suas características, necessidades e contextos. A operacionalização implica, por um lado, eficácia e rigor na condução e organização das actividades de ensino; por outro lado, a gestão eficaz dos processos de comunicação e das interacções em sala de aula. A regulação implica a análise das actividades de ensino realizadas e a sua reorientação no sentido de melhorar o ensino e os seus resultados."  Segundo o despacho n.º 16034/2010 esta vertente ou dimensão da actividade docente é a mais importante porque "embora o trabalho do docente se desenvolva articulada e integradamente em todas as dimensões, a função principal deste profissional é ensinar e promover a aprendizagem dos alunos. Desta forma, o processo de concepção, planeamento, operacionalização e regulação do ensino e da aprendizagem constitui o cerne da actividade docente e a missão central da escola, sendo o restante trabalho desenvolvido de forma integrada e complementar a esta dimensão. Assim, as restantes dimensões não devem ser olhadas isoladamente, mas na sua esperada contribuição para a melhoria da qualidade do ensino."


Vertente Profissional, Social e Ética

"A dimensão profissional, social e ética representa a vertente deontológica e de responsabilidade social da prática docente na qual se destaca  a atitude face ao exercício da profissão. Nesta dimensão sobressai o compromisso com o desempenho profissional, ou seja, o reconhecimento da responsabilidade individual pelo cumprimento da missão social. Daqui decorre a assunção da responsabilidade pela construção e uso do conhecimento profissional, assim como pela promoção da qualidade do ensino e da escola. (...) No que diz respeito à dimensão profissional, social e ética, esta deve ser entendida de forma transversal às restantes dimensões. É uma vertente que atravessa a totalidade do desempenho docente, seja qual for o espaço de actuação do docente e a dimensão que estiver a ser considerada. Não se trata assim de uma dimensão a adicionar às restantes, mas da expressão do modo como, em cada uma das três outras dimensões, o docente revela o seu grau de compromisso e responsabilidade profissional, ético e social. Em termos avaliativos, a descrição dos indicadores desta dimensão transversal tem assim de ser realizada em articulação com as outras dimensões e respectivos domínios."

Despacho n.º 16034/2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O meu e-portefólio digital na ESARS no ano lectivo de 2010 / 2011

In http://blogdaformacao.files.wordpress.com
Durante este ano lectivo penso ser útil ir criando uma reflexão personalizada dos meus trabalhos e das minhas actividades enquanto docente na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira (ESARS). 
No ano lectivo de 2010 / 2011 fui reconduzida ao horário que já tinha ocupado no ano anterior e recebi um horário com seis turmas: três do ensino profissional e três dos cursos científico-humanísticos.
No ensino profissional lecciono as disciplinas de Área de Integração - ao 10ºPINF (Profissional de Informática) e ao 12ºPDG (Profissional de design Gráfico) - e de Psicologia - ao 11ºPAP (Profissional de Apoio Psicossocial) -. Nos cursos científico-humanísticos lecciono a disciplina de Filosofia ao 10ºT5 (curso de ciências e tecnologias), ao 11ºE1 (curso de ciências sócio-económicas) e ao 11ºH1 (curso de línguas e humanidades). Para além de leccionar tenho ainda o cargo de secretária da Direcção de turma do 11º H1 e sou membro do Grupo 410 (Filosofia) e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. 
Mediante as vertentes em que os docentes serão este ano avaliados irei utilizar as etiquetas - Vertente Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Desenvolvimento e Formação Profissional ao longo da vida.